top of page

Guarda-roupa bom é guarda-roupa enxuto?



No assunto guarda-roupa, menos é sempre mais? A resposta não é simplesmente sim ou não. Muitas vezes me perguntam no primeiro encontro (antes da contratação) se eu vou jogar o armário inteiro fora. Socorro, né gente? Três passinhos atrás antes de tomar essas decisões. Um guarda-roupa bom é aquele que atende às suas necessidades e está alinhado com seus valores. E isso pode ser traduzido de um jeito diferente pra cada um de nós.


Assim como em uma empresa, ao construir uma equipe, você precisa analisar seus objetivos e necessidades para determinar que tipo de equipe precisa, temos que fazer várias perguntas importantes antes de definir o que merece ocupar esses metros quadrados caríssimos dentro da nossa casa. Você está tentando reduzir custos, aumentar a diversidade, explorar novas possibilidades ou contratar os melhores do mercado? Da mesma forma, seu guarda-roupa deve refletir seus valores, estilo de vida e necessidades atuais.


Existem muitas metodologias e abordagens válidas para construir um guarda roupa que funciona. Para saber qual caminho tomar, acredito que a primeira pergunta é: o que significa pra você um guarda roupa que funciona? Entender o que o seu guarda roupa precisa te entregar, como ele pode trabalhar pra você, é o primeiro passo.


O tamanho do seu guarda-roupa não é o que o define como bom ou ruim. É o alinhamento com seus valores e a capacidade de atender às suas necessidades que o tornam um guarda-roupa bom. Portanto, olhe mais de perto para o seu guarda-roupa e pergunte a si mesmo se está atendendo às suas necessidades e alinhado com seus valores. Se não, pode ser hora de uma mudança.


Antes de querer saber sua cartela de cores, biotipo, estilo universal ou qualquer outra caixinha que o mercado de consultoria oferece pra te colocar dentro, olha pra sua história, seu repertório, suas necessidades e desejos, sua rotina e responde em 3 palavras: o que o seu armário precisa entregar?

Se você prioriza a sustentabilidade, então um guarda-roupa bom para você pode ser feito de materiais eco-friendly, consistir em peças atemporais que possam ser usadas por anos ou ter uma importante participação de peças de segunda mão, por exemplo. Por outro lado, se você valoriza a versatilidade e está sempre em movimento, um guarda-roupa cápsula, com menos peças e mais intercambiáveis pode ser mais adequado para suas necessidades.


Se seu objetivo tem mais a ver com sofisticação e durabilidade, investir em peças de maior qualidade é um aspecto fundamental para construir um guarda-roupa bom pra você. Em vez de comprar roupas baratas e de moda rápida, que podem até ter um visual sofisticado, mas se desmancharão depois de algumas vezes de uso, considere investir em peças de materiais de alta qualidade que são feitas para durar. Isso economizará dinheiro a longo prazo e ajudará você a construir um guarda-roupa que realmente ama.


Pra quem quer manter o armário atualizado e organizado, uma maneira de garantir que seu guarda-roupa atenda às suas necessidades é desapegar regularmente. Marie Kondo, autora de "A Mágica da Arrumação", recomenda perguntar a si mesmo se um item "desperta alegria" antes de decidir se deve mantê-lo ou não. Se não, é hora de deixá-lo ir. O que “desperta alegria” em você pode ser algo com história, afeto e significado, algo garimpado e super exclusivo, ou o “must have” do momento. Não me cabe julgar nem criticar, muito menos tentar te transformar.


O conhecimento técnico de consultoria de estilo é mais útil quando é utilizado depois de pensar nesses fatores. Também é importante pensar nas cores, estilos e padrões que funcionam melhor para você, mas sempre como suporte para seus objetivos (pessoais e intransferíveis) de armário. Todo mundo tem seu próprio estilo único e é importante abraçar isso para construir um guarda-roupa que reflita quem você é e faça você se sentir confiante.


Então, um guarda-roupa bom não é definido pelo seu tamanho ou pelo número de roupas que você possui. É definido por como ele está alinhado com seus valores, atende às suas necessidades e faz você se sentir bem. Reserve um tempo para avaliar seu guarda-roupa e fazer alterações, se necessário. Lembre-se de que seu guarda-roupa deve fazer você se sentir confiante e confortável e deve ser um reflexo de quem você é. Ao construir um guarda-roupa que está alinhado com seus valores e atende às suas necessidades, você facilita seu dia a dia e, garanto, começa cada manhã de um jeito muito mais leve e divertido.


Podemos fazer isso juntos na nossa consultoria de estilo completa, e a agenda de agosto já está fechando. Vem comigo?

Comments


bottom of page